sexta-feira, 25 de junho de 2010

Sem margem para erros

A partir de agora, a moleza acabou: perdeu, vaza! Não tem desculpa, pode ir chorar na cama, ou qualquer outro lugar quente, com o som das vuvuzelas ecoando durante o caminho pra casa. Começam hoje (sábado) os jogos das oitavas-de-final, o famoso mata-mata. E vamos inverter a ordem das coisas e começar com um palpite: o Uruguai, que ressurgirá das cinzas nesta Copa, vai fazer 3x1 na Coreia do Sul, e à tarde é a vez dos sobrinhos do Tio Sam eliminarem os últimos dos africanos: Estados Unidos 2x0 Gana. (E já estou bancando o triunfo uruguaio nas quartas-de-final. Depois de 40 anos, a Celeste Olímpica estará novamente em uma semifinal de Copa do Mundo)
.
Os jogos de hoje são só aperitivo, porque os jogos de amanhã prometem ainda mais. Os duelos entre Argentina x México e Alemanha x Inglaterra têm tudo para fazer do domingo o dia de maiores emoções deste Mundial, até o momento. Palpites? A Argentina vence o México, acho que 3x1 está de bom tamanho. No clássico europeu, que já foi até final de Copa, é até complicado dar palpite, mas não ficarei em cima do muro: vitória alemã, por 2x1.
.
Segunda-feira é dia de Brasil em campo, tentando mostrar contra o Chile o que faltou contra Portugal (e não me refiro ao desfalque do Kaká, mas ao desfalque do futebol, no segundo tempo do confronto com nossos antigos colonizadores). A partida brasileira ontem, cujo resultado de 0x0 foi justo, até que começou bem, mas no final ficou um joguinho chato. Mais chato ainda foi ver Espanha e Chile fazer joguinho de compadres quando o placar de 2x1 para a Fúria já classificava os dois. Também ontem a Costa do Marfim fez 3x0 na Coreia do Norte, e Honduras e Suíça ficaram no 0x0, em partidas de times que "morreram abraçados". Palpites para segunda-feira: Brasil 2x0 Chile, e Holanda 2x0 Eslováquia. Na terça, fechando a fase, o Paraguai deve bater o Japão por 2x1 (só para não ficar tudo em 2x0...) e Espanha e Portugal devem fazer um jogão (pelo menos é o que eu espero, muita embora este seja o Mundial de fazer gente quebrar a cara), que vai ficar com o placar em 2x1 para os conterrâneos de Fernando Alonso, decidido apenas na prorrogação.
.
E, só pra constar: acertei mais um palpite, os 2x1 da Espanha sobre o Chile! Wohoo!!! Última coisa, para quem gosta de superstição: o Chile será o terceiro adversário de uniforme vermelho neste Mundial. Na campanha do penta, o Brasil enfrentou quatro adversários de camisa rubra: Turquia (duas vezes), China, Costa Rica e Bélgica. Coreia do Sul, Espanha, Portugal, e até a Inglaterra (cujo segundo uniforme é desta cor, e foi campeão em 1966) ainda podem entrar no caminho para o hexa.

"Aê, portuga, só existe um Ronaldo. E no máximo um Ronaldinho. Cê é apenas um Cristiano qualquer". Sábias palavras, capitão!

Um comentário: