segunda-feira, 14 de junho de 2010

Em terra de perna-de-pau, quem joga um pouco de bola é craque

"Campeonatinho mixuruca esse. Nem
tem segundo turno!", Garrincha, após a
conquista do Mundial na Suécia, em 1958
.
Pobrezinha da Jabulani. Primeiro, foi criticada em prosa em verso, chamada até de Patricinha! E agora esse tratamento deprimente que ela vem recebendo nos gramados sul-africanos. Coitada da bola... A festa na terra de Mandela está bonita, e tome vuvuzela. Mas, em matéria de jogo bonito, a Copa ainda está devendo, e muito. Eu já tinha dito que clima de Copa chega a ser mais legal que o próprio torneio, mas não esperava umas partidas tão ruins.
.
Já teve gol contra, pênalti bobo, frangos, jogadores saindo do banco de reservas no segundo tempo para tomar cartão vermelho com 20 minutos de jogo. Duelos sofríveis, como o jogo entre Eslovênia e Argélia - o placar foi 1x0 para os ex-iugoslavos, mas o 0x0 ilustraria melhor a qualidade do jogo. Nem mesmo o confronto entre duas equipes já vencedoras do Mundial, França e Uruguai, foi grandes coisas. É o lado B do futebol. B de Bizarro!
.
Curioso é que a grande partida, em termos de futebol vistoso, foi justamente da Alemanha! Mesmo com três títulos no currículo, os germânicos têm fama de burocráticos. Talvez a solução seja (Hitler odiaria isso) o fato de este time não ser só de arianos: no meio há sangue latino, polonês, turco, até um brasileiro, o Cacau - autor de um dos quatro gols alemães diante da Austrália. Não apenas pelo elástico placar de 4x0, mas a Alemanha fez um jogaço, bom de se ver. Argentina e Inglaterra começaram fortes, parecendo que também poderiam golear, mas os jogos tomaram outros rumos - vitória magra para os argentinos, 1x0 contra a Nigéria, e um decepcionante empate inglês em 1x1 contra os norte-americanos, depois do frango do goleiro Green, para desespero dos súditos de Elizabeth II.
.
Amanhã é a vez do Brasil. Tomara que, finalmente, o espetáculo extrapole o limite das arquibancadas e chegue de vez às quatro linhas, seu lugar de fato e de direito.
.
PALPITES PARA AMANHÃ
Tô ruim de palpite: até agora não cravei um resultado sequer! Vamos ser como será amanhã: Eslováquia 2x0 Nova Zelândia (forte candidata a ser saco de pancadas do Mundial), Portugal 2x0 Costa do Marfim e Brasil-il-il 3x0 Coreia do Norte (outra favorita a ser o pior time da Copa).
.
MUDANDO DE ASSUNTO
Lewis Hamilton ganhou ontem o GP do Canadá de Fórmula 1. E quem se importa?
.
Foto: Ina Fassbender/Reuters
Ontem foi a vez do brasileiro Cacau participar da goleada alemã. E amanhã, tem chocolate brasileiro contra a Coreia do Norte?

3 comentários:

  1. Realmente, o confronto da Alemanha foi o melhor que teve até o momento. Itália e Paraguai também não fica atrás.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Contar com o Brasil pra ver espetáculo é meio que esperar o programa do Marcos Mion pra rir. Não acho que vai rolar.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem escrito o texto, conspícuo colega Thiago. Leve e de ritmo fácil, ao contrário do futebol apresentado na Copa do Mundo até agora. Tão bom que vai receber até uma homenagem no meu próximo post.

    ResponderExcluir