quinta-feira, 10 de junho de 2010

As zebras vão aprontar?

Na medida do possível tenho assistido a debates esportivos dos principais canais de televisão por assinatura disponíveis no país. E tenho notado uma tendência à generalização quando o assunto são as seleções mais fracas da Copa. Com algumas exceções, os jornalistas têm incluído equipes como Argélia, Austrália, Eslovênia, Eslováquia, Coreia do Norte, Honduras e Nova Zelândia todas no mesmo balaio. Tudo bem que nenhuma delas deve fazer grande campanha e passar da primeira fase. Mas há que se considerar que o futebol de cada um destes times é bem diferente e os resultados dessa diferença podem ser imprevisíveis. A Oceania é um bom exemplo. Tidas como "babas", as seleções australiana e neo-zelandesa estão em níveis completamente distintos no cenário futebolístico mundial. Portanto, é preciso cautela ao analisar o possível rendimento das zebras na Copa.

Por falar nisso, nosso amigo Intelectual da Bola Bruno Makos está furioso com os comentários de que a seleção grega é uma tragédia. De olho no Grupo B!

4 comentários:

  1. Pô, Beto Brasil. Joachim Löw e Danilo Macedo têm lá certa semelhança. Agora você forçou a barra com nosso amigo Carangola. Nada a ver...
    A Grécia vai perder os três os três jogos e não vai marcar nenhum gol. Anote aí.

    ResponderExcluir
  2. Nunca, a Grécia vai dar trabalho e acredito até que pode passar de fase com o segundo lugar do grupo. Sobre as semelhanças, só digo uma coisa: "Ô, Winckler, pode esperar, a sua hora vai chegar!" Hehe.

    ResponderExcluir
  3. Já que é pra anotar, anota aí. Uruguai passa em segundo no grupo A e elimina a Argentina nas oitavas. Chupa, Maradona!!!

    ResponderExcluir
  4. Zebras sempre existem em Copas e na África. Imagine então, uma Copa na África? Acho que o critério dos comentaristas dessas mesas redondas deve ser o seguinte: "não tem tradição em Copa? está lá só para fazer figuração".
    Um exemplo que contraria a regra é que até a Copa de 70 a Holanda só fazia figuração, e chegou às duas finais seguintes. E, convenhamos, alguns desses times sem tradição se classificaram ao eliminar esquadras que já fizeram bonito em copas passadas.

    Falando em zebras, e palpites, ontem peguei uma tabela da Copa e fiz meus pitacos para toda a primeira fase, com as projeções para o mata-mata. Na minha tabela, Camarões elimina a Itália nas oitavas (e perde para a Espanha nas quartas). O Brasil é hexa, vencendo a Argentina nos pênaltis (putz, disputa de pênaltis em final contra a Argentina é pra matar do coração).

    ResponderExcluir