terça-feira, 15 de junho de 2010

Chegou a hora dessa gente bronzeada



Vamos combinar uma coisa: nós temos talento. Se isso não estiver bem claro, melhor nem continuar a conversa. Está no nosso DNA. Isso deve ficar muito bem estabelecido, antes que comecem a decretar, de novo, a morte do nosso futebol-arte. Nosso time na África está lá para vencer, ao custo de (com o perdão do lugar-comum) sangue, suor e lágrimas.
.
Vão dizer que não há espetáculo, a morte - anunciada repetidas vezes - da beleza do jogo. Que o time é pragmático, robótico, e outras coisas. É uma meia-verdade (e, portanto, meia-mentira também). Existe maior preocupação em defender (e nossa defesa é excelente), mas ainda há espaço para talentos individuais - eles apenas não estão acima dos interesses coletivos. O espetáculo sempre estará lá porque, afinal, nós temos talento. E se não for no talento, vai ser na raça. E se até isso faltar, a esperança nunca falta. Por isso não se pode subestimar essa camisa amarela: temos um time capaz de vencer. Se vai mesmo vencer, depende do talento, da raça, da esperança e da paixão. Paixão é fundamental. A hora do Hino Nacional é a hora de se inflamar e se certificar: temos time para vencer.
.
Vão falar da convocação, da escalação. Vão falar que faltou alguém, que alguém que está lá não merecia a honra. Há até quem vá torcer contra, só por causa disso. Mesquinharia. Essa hora já passou. Não é o time do treinador, porque não é o time de um só: é o time de todos, de 190 milhões. É o time de uma nação que pulsa, vibra, e interrompe o que estiver fazendo para ver essa Seleção em campo, para fazer bonito. Bonito sim, porque nós temos talento.
.
GRANDES MOMENTOS DA COPA
Confesso que esperava menos, bem menos, da Nova Zelândia. Por essas e por outras que o gol marcado aos 47 do segundo tempo para os All Whites foi histórico: o empate, além de ter sido o primeiro ponto neozelandês em uma Copa, deu emoção a um jogo morno. Essa é a graça do futebol (menos quando é contra o time da gente).
Azar dos eslovacos (já não devem ser os mesmo após a separação da Tcheca, a República), de quem eu esperava mais, e acho que estão fora do Mundial.
.
PALPITES PARA AMANHÃ
Chile 2x1 Honduras, Espanha 2x0 Suíça e África do Sul 2x1 Uruguai. A conferir.

Eu já virei "figurinha carimbada". Vai, Brasil!! Voa, canarinho, e mostra para o mundo o que eu já sei!

2 comentários:

  1. Quem viu a Alemanha agora se pergunta, em relação ao Brasil. Será que vai dar...?

    Como faço uma figurinha dessa aê, Futebolzão?

    ResponderExcluir
  2. Caralho, Thiago, seus palpites são um fiasco à parte! Incrível!!!

    ResponderExcluir