quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ontem foi dia de torcer. Hoje é de cornetar

Passou a euforia, passou o ufanismo. Bater a Coreia do Norte por apenas 2x1 é pouco. É bom estrear ganhando, mas bem que poderia ser uma vitória mais convincente. Se bem que não foi apenas o Brasil que ficou devendo: a primeira rodada da Copa terminou hoje, com 25 gols em 16 jogos, média inferior a 1,6 por partida. E houve quem fez papel mais feio: a badaladíssima Espanha perdeu hoje por 1x0 para a Suíça, e corre o risco de ser a adversária do Brasil nas oitavas-de-final. Se isso acontecer, tomara que a Seleção evolua muito até lá, principalmente Kaká e Luis Fabiano (o Nilmar entrou bem. Eu peço esse cara no time desde 2006!).
.
Mas também houve surpresas positivas nesta primeira rodada. A Alemanha goleou, a Nova Zelândia conseguiu um gol de empate nos acréscimos, e a própria Suíça, que por muito pouco não fez 2x0 na Fúria - o atacante Derdiyok driblou dois na área espanhola (incluindo uma entortada no Puyol) e chutou na trave. Seria o gol mais bonito da Copa. Poderia ter sido um dos gols mais bonitos de todas as Copas. Não foi, lamentavelmente.
.
Outro lance bonito hoje foi a defesa do goleiro hondurenho Valladares, na cabeçada à queima-roupa do chileno Ponce. O Chile venceu, por 1x0, então também não adiantou tanto assim para o time de Manuel Zelaya e Porfírio Lobo. Registre-se ainda a imagem do norte-coreano Jong Tae-Se, chorando ao ouvir o hino nacional de seu país, antes da derrota para o Brasil. Cena bonita, principalmente em tempos como esses, em que tanto se fala de falta de amor à camisa (e só por isso já vale o Kim Jong-Il liberar o vídeo-tape do jogo lá em Pyongyang, já que a chance de futebol ao vivo é nula).
.
Mesmo com alguns bons lances, insisto: ainda está faltando futebol. Numa Copa em que os destaques são o futebol técnico da Alemanha e lances isolados de Nova Zelândia, Suíça, Chile, Honduras e Coreia do Norte, quem teve o desempenho mais malemolente e mais bonito em campos sul-africanos, foi mesmo a colombiana Shakira.
.
PALPITES PARA AMANHÃ
México 2x1 França, Nigéria 2x0 Grécia e Argentina 3x0 Coreia do Sul. Vamos ver se finalmente eu acerto alguma coisa.



Essa sim, bate um bolão!

2 comentários:

  1. O Jô Soares falou que o japa lá tava chorando porque a mulher dele tá presa pela ditadura local. É um gozador...

    É muito interessante reparar nos craques, esses anônimos até então. O goleirão da Nigéria já jogou muito no meu time, no Championship Manager 01/02. O próximo passo vai ser tentar contratar o garotão da Suíça.

    ResponderExcluir
  2. Odemwingie era craque no Championship Manager 04. Lembra disso, Winckler? Descoberta do amigo Marcos Bonn.

    ResponderExcluir