quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Serra e a Nova Schin

A campanha eleitoral do presidenciável do PSDB, José Serra, me parece a campanha de marketing lançada pela cervejaria Schincariol há alguns anos: a de pegar um produto com altíssima rejeição e mudar a imagem, radicalmente. Alguém se lembra do slogan "Experimenta! Experimenta!", usado para promover a Nova Schin? Pois Serra agora se apresenta como um produto reformulado: homem de origem humilde, chamado de "Zé" em seu jingle (que cita até mesmo, vejam só, Lula da Silva). A diferença entre o candidato e a cerveja (pelo menos na minha opinião) é que, ao contrário da bebida alcóolica, o candidato a presidente não tem nada de novo.

O José Serra de hoje é o mesmo José Serra de sempre, o mesmo que perdeu a eleição para Lula em 2002, do mesmo PSDB, aliado ao mesmo PLF (que agora, usando da mesma estratégia, se chama DEM. Mas é a mesma coisa, com a mesma turma). Serra quer mudar o rótulo e dizer ao eleitor: "Experimenta"! Mas o produto é o mesmo. Serra não quer se mostrar como oposição a Lula, mas é exatamente isso que ele é, e o vice dele, o Índio, mostra isso cada vez que abre a boca.

O tucano quer se apresentar não como "anti-Lula", mas como o "pós-Lula". Falácia. E das bravas! Serra, o PSDB e o PFL (ooops, os "Democratas") representam a retomada do projeto interrompido em 2003, o projeto privatizante, de sucateamento da máquina pública, de alinhamento e subserviência aos interesses políticos e econômicos contrários ao interesse nacional, e de redução do tamanho e da atuação do Estado Nacional. Serra e seus aliados representam a perseguição aos movimentos sociais e reivindicatórios - quem duvida pode perguntar aos professores da rede de ensino do Estado de São Paulo, os mesmos que a Polícia Militar de Serra reprimiu à base da cacetada.

O Serra de 2010 é o mesmo Serra de 2002. Representa hoje os mesmos interesses que representava há oito anos. Por mais que ele e o PFL queiram agora ser o "Zé" e os "Democratas", e dizer a todo mundo "Experimenta! Experimenta!", eu é que não vou querer me arriscar a provar aquele sabor amargo da antiga Schincariol.

Um comentário:

  1. Está acontecendo um erro gigantesco e apartidário nas campanhas deste ano, que é o de tentar descaracterizar demais os dois candidatos e de forma totalmente desnecessária, ao meu ver. Dilma não é sorridente, Dilma não é fofa, Dilma não é amiga, Dilma não é a sogra que você queria ter. Dilma é séria e isso é algo que não pode ser mudado. Dilma sorrindo soa falso, Dilma brincando soa deslocada, Dilma comentando o time do Santos parece sacanagem.

    Ao mesmo tempo Serra não é Zé, Serra não é simples, não é "gente humilde", não é pós-Lula. Colocar ele numa favela cenográfica, falando da neta, fingindo que não anda com o FHC, só soa mais esquisito ainda.

    É aquilo, não estou dando uma opinião partidária ou fazendo juízo entre os candidatos, apenas dizendo que não estão sabendo vender os produtos que tem. Porque dá pra vender qualquer bobagem, se você souber vender direito.

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