sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Eleições indefinidas em Minas Gerais

No plano federal, cada vez mais a candidatura de Dilma Rousseff (PT) caminha para ser a vitoriosa, possivelmente no primeiro turno (a não ser que apareça algum escândalo no meio do caminho. Seja ele real, ou inventado só para levar a eleição ao segundo turno). Em Minas Gerais, embora o senador Hélio Costa (PMDB) seja líder de todas as pesquisas eleitorais, o duelo com o atual governador Antonio Anastasia (PSDB) não está encerrado. Os últimos levantamentos mostram pequena queda do peemedebista, grande crescimento do tucano, e um número ainda elevado de eleitores indecisos (e é aí que os dois candidatos devem mirar).

Costa e Anastasia têm lá seus cabos eleitorais de peso: o presidente Lula (PT) e o ex-governador Aécio Neves (PSDB). Lula e Aécio são governantes bem avaliados pela grande maioria da população, e estão empenhados em eleger seus sucessores. Em uma comparação mais grosseira, Anastasia é “a Dilma do Aécio”. Mas, ao contrário de Dilma, o atual governador mineiro ainda é desconhecido de muitos eleitores. Meu palpite é que Anastasia ainda crescerá na preferência do eleitorado, e provavelmente continuará crescendo no segundo turno. Só não sei se a ponto de vencer. Outro trunfo do tucano é o apoio de prefeitos — a coordenação de campanha contabiliza um número superior a 600 prefeitos, dos 853 municípios do Estado.

No segundo turno (e, como já disse, acredito que a eleição irá para o segundo turno), pouco vai pesar o eventual apoio ou rejeição das forças derrotadas em 3 de outubro, já que nenhuma das demais candidaturas conseguiu se firmar como “terceira via”. Vai pesar mesmo é o empenho dos principais cabos eleitorais em questão: Lula, Dilma e Aécio (ele próprio candidato a Senador. Só uma tragédia com proporções bíblicas o impede de ficar com uma das duas vagas). Isso e, principalmente, o voto do eleitor em 3 de outubro. Provavelmente o vencedor terá pequena margem de vantagem sobre o adversário.

Na disputa pelo Senado, a segunda vaga será decidida de forma semelhante à disputa ao governo: ainda existem vários indecisos, e eles serão o fiel da balança entre o ex-presidente Itamar Franco (PPS), apoiado por Aécio, e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), apoiado por Lula e Dilma. Por enquanto, a vantagem é de Itamar.

Um comentário:

  1. Caramba, foi só falar que hoje já apareceu uma pesquisa com o Anastasia liderando... Ainda assim, não acho que o cenário esteja consolidado.

    ResponderExcluir