terça-feira, 20 de julho de 2010

Um quase bicampeão mundial

Seis jogadores nascidos no Brasil defenderam seleções estrangeiras na Copa do Mundo disputada na África do Sul: foram três no time de Portugal, um no Japão, um nos Estados Unidos, e um ainda saiu da África com uma medalha de bronze, conquistada pela Alemanha. Mas poderiam ter sido sete brasileiros, e o que ficou de fora teria pegado a baba do Casillas ao dar um beijinho na Taça da Fifa.
.
Marcos Senna joga com a camisa vermelha da Fúria desde 2006, e esteve na Copa do Mundo da Alemanha, há quatro anos. Participou da Eurocopa de 2008, quando a Espanha conquistou seu segundo título e se cacifou a disputar a Copa de 2010 na condição de favorita (muito embora a fama antiga da Espanha seja a de perder sempre, por mais que jogasse com o favoritismo a favor. Isso deve mudar a partir de agora). Marcos Senna chegou a ser convocado para a lista de 30 jogadores do técnico Vicente Del Bosque. Como ele só poderia levar 23 para o mundial, sete ficaram de fora, e o brasileiro foi um dos cortados.
.
Mas o jogador tem no currículo um título de Campeão Mundial em torneio da Fifa. O meiocampista era reserva do Corinthians, campeão do mundo em 2000. Se estivesse no elenco espanhol que foi à África do Sul, Marcos Senna teria sido o segundo brasileiro a vencer a Copa do Mundo com uma seleção estrangeira. O primeiro foi Anfilóquio Guarisi Marques, o Filó, que jogou pela Azzurra na Copa de 1934 e foi campeão com a Itália. À época era atleta da Lazio, mas antes e depois da passagem pelo Calcio Filó também jogou no Corinthians, onde foi campeão paulista (em seu último ano como atleta, Filó foi para o arquirrival Palestra Itália, e também lá foi campeão. Antes do Corinthians, passou pela Portuguesa e pelo extinto Paulistano, do lendário jogador Artur Friedenreich). Deco e Liédson, dois dos brasileiros que jogaram a Copa de 2010 por Portugal, também já defenderam o time do Parque São Jorge (Liédson brilhou na conquista do título paulista de 2003, e a Fiel o apelidou de Liédgol e Liédshow), mas tiveram menos sorte no Mundial - os lusos foram eliminados pela Espanha, nas oitavas-de-final.

4 comentários:

  1. Bastante interessante sobre o Marcos Senna, quase bi-campeão. Não sei se ele teria lugar na equipe titular campeã da Espanha na Copa, sinceramente!
    Boa tarde....

    ResponderExcluir
  2. Titular, talvez não. Mas uma cadeirinha ali no banco de reservas, mesmo sem entrar em campo, já o garantiria como campeão do mundo (como aconteceu com o Ronaldo, em 94, e com a imensa maioria de goleiros reservas nas Copas).

    ResponderExcluir
  3. A Espanha tinha Fábregas no banco... Tava complicado pro marcos senna...
    Baba do casillas, thiago?? Francamente!!!hehe

    ResponderExcluir
  4. É como eu já disse: o Casillas foi o grande beijoqueiro da Copa, por ter dado umas bitocas na Taça e, principalmente, na namorada jornalista bonitona. O cara teve a manha! heheh

    ResponderExcluir