domingo, 4 de julho de 2010

36 anos depois...




A Alemanha já se vingou nesta Copa de um grande erro cometido contra ela em um outro Mundial. Mas a mesma Alemanha pode ter de pagar o pato por ter sido a vilã em uma outra injustiça histórica.

O gol do inglês Lampard nas oitavas de final, aquele que não alterou o placar mesmo ultrapassando a linha do gol, foi a revanche ideal que os alemães esperaram por 44 anos. Não há cidadão da terra do chucrute que não reclame daquela contestada decisão da Copa de 1966. A Inglaterra foi campeã em cima da Alemanha com um tento de Geoff Hurst em que a bola não entrou no gol. Enfim... essa história a gente já conhece e a Alemanha está vingada.

E quem é que pode se vingar em cima da Alemanha também nesta Copa? O chaveamento final do Mundial está prestes a recolocar dois países que fizeram a decisão de 1974 frente a frente. Alemanha e Holanda. Uma final que entrou para a história por ter impedido que o futebol total e revolucionário jogado pela Laranja Mecânica fosse premiado com o título. O time de Rinus Michels, que chegou à final jogando o melhor futebol daquela Copa, era o favorito, mas aí apareceu a estraga-prazeres Alemanha - que também tinha um bom time, diga-se.

36 anos depois os papéis estão invertidos. A Alemanha joga o fino nos campos da África do Sul. Chegou à semifinal depois de encher de gols as sacolas de Inglaterra e Argentina. Tudo isso dando uma aula de contra-ataque e de jogo coletivo. Algo tão impressionante para o futebol destes dias como o feito pela Holanda em 1974.

A atual versão da Laranja Mecânica não encanta como a de Cruyff & cia. Mas tem jogadores fantásticos que não podem ser menosprezados como Robben e Sneijder. A Alemanha de 1974, de um tal Beckenbauer, era figurante. Mas na final daquela Copa o Carrossel Holandês, então protagonista, foi surpreendido.

A vingança laranja pode estar à caminho. Uruguai e Espanha não gostariam de vê-la acontecer e vão tentar dar um fim às coincidências.

É esperar pra ver.

Um comentário:

  1. Eu imagino que a final da Copa será, de fato, Alemanha e Holanda, e que os alemães vão levar o tetra (só torço para o Klose parar de fazer gols).
    Não sei se vai prevalecer a vingança, porque, para a tristeza de muita gente, futebol e justiça não são coisas que sempre caminham juntas.

    ResponderExcluir