sábado, 24 de julho de 2010

Obrigado por tudo, Mano!

Depois da recusa de Muricy Ramalho, a CBF convidou Mano Menezes para assumir o comando da Seleção Brasileira. Estou escrevendo esse texto pouco antes da entrevista coletiva em que Mano dirá se aceita o convite, ou o recusa (e atualizando o blog enquanto a entrevista está acontecendo, lá no Parque São Jorge). Como eu acho pouco provável que a CBF passe pelo desconforto de ter que correr atrás de um Plano C, parto do pressuposto que Mano Menezes, a exemplo do que fez Carlos Alberto Parreira no final de 2002, troque o Corinthians pela Seleção.
.
Mano Menezes chegou ao Corinthians, meu time do coração, poucos dias depois de comandar o Grêmio na fatídica partida entre o tricolor gaúcho e o alvinegro paulistano, em 2 de dezembro de 2007. O empate em 1 a 1, no Olímpico, sacramentou o rebaixamento do Corinthians à série B do Brasileiro, no ano seguinte. De carrasco, Mano (que também era pretendido pelo Cruzeiro, àquela época) viraria herói. De lá para cá, o Corinthians voltou a ser o que nunca deveria ter deixado de ser: o time do povo, lutando por títulos - mas sabendo que terminar em primeiro lugar não é a única coisa que importa. E olha que os títulos vieram, de forma incontestável: o primeiro foi a série B em 2008, ano em que o Timão chegou à final da Copa do Brasil e, inacreditavelmente, foi superado pelo Sport. Méritos para os pernambucanos, mas a vida segue. E seguiu muito bem para o Corinthians.
.
No ano seguinte, a consagração: campeão paulista de forma invicta. E, agora sim, o terceiro título da Copa do Brasil (quase invicto também, apenas uma derrota, para o Atlético Paranaense, em Curitiba. E mesmo esse resultado, no final das contas, deu bagagem moral para o time, que quase era goleado e fez dois gols nos minutos finais do jogo, permitindo jogar com tranquilidade a partida de volta, em casa). Com a vaga para a Libertadores do ano seguinte já garantida, o time se acomodou no Brasileirão. Pecado mortal: se jogasse como vinha jogando, o 2009 Fenomenal poderia ser o ano da tríplice coroa corintiana. Não deu, mas a vida segue.
.
Mesmo a precoce eliminação na Libertadores, para o Flamengo, mostrou a força do Corinthians: primeiro lugar geral na fase de grupos, e a eliminação pelo critério dos gols fora de casa. No Brasileirão, liderança e invencibilidade até a nona rodada. É pouco para ser técnico da Seleção? Dunga tinha bem menos que isso, Dunga não tinha nada, e até que fez um bom trabalho, apesar da nervosa campanha na Copa do Mundo. Mano não será unanimidade na Seleção, mas deve ser respeitado. Se o trabalho já foi bom em um Corinthians deslocado de seu lugar habitual (a um time da série A, disputando a série B. Mas nunca um time de série B), imagine tendo à disposição a melhor matéria-prima do futebol mundial... Por essas, por outras, por todas e por tudo: muito obrigado, Mano Menezes! Sou mano do Mano!
.
MUDANDO DE ASSUNTO
Vamos atualizar o calendário brasileiro: acabou a Copa do Mundo, começaram as eleições. Se tem eleição, tem pesquisa eleitoral. O que não costuma ter (ao menos, não que eu me lembre), é tamanha discrepância nas aferições de preferência do eleitorado brasileiro: ontem o Vox Populi deu a candidata governista Dilma Rousseff (PT) 8 pontos percentuais à frente do oposicionista José Serra (PSDB) - 41% contra 33% para a ex-ministra do governo Lula. Hoje pela manhã, para a minha surpresa, uma pesquisa do Datafolha diz coisas completamente diferentes: Serra ligeiramente à frente, com 37% contra 36% de Dilma, o que configura empate técnico. "A pesquisa [do Datafolha] foi realizada entre os dias 20 e 23, com 10.905 eleitores de 379 municípios em todos os estados, exceto Roraima", conforme eu acabei de ler no Portal Uai. Estranho... Será que é Roraima que decidirá a eleição? Como eu disse: estranho...

3 comentários:

  1. Agora o meu blog está de cara nova e novo nome...
    http://www.faltaperigosa.blogspot.com
    O Tiro de Meta agora não existe...Show de poste amigo!

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é mano do Mano agora.

    Muito obrigado, comandante. Nos vemos de novo aqui no segundo semestre de 2014!

    (Vanderlei, Parreira e Mano... Ô CBF, vai roubar técnico de outro, pô!)

    ResponderExcluir
  3. Cara, já está linkado no meu blog.
    Gostei demais do Blog.
    O legal é o Dunga ir pro são Paulo, esse é q foi o presentão de vcs hehehe.

    ResponderExcluir