sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fudeu!

"Caiu o castelo de areia", como disse o Fernando Vanucci, quatro anos atrás. Brasil perde para a Holanda por 2x1, de virada, está fora da Copa e, como de costume, todo mundo agora vai querer eleger o(s) vilão(ões). Dois candidatos surgem como favoritos: o treinador Dunga, e o meio-campista criado à sua imagem e semelhança, Felipe Melo. E hoje é dia de Sneijder, Van Persie, Kuyt, Robben... Tentamos espremer a laranja, mas ficamos no bagaço (sim, repeti o trocadilho). Se a Laranja é Mecânica, fomos nós que enferrujamos no segundo tempo, depois de chegar ao intervalo vencendo por 1x0. Para frustração de todo mundo que esperava um feriado na terça-feira, quando o Brasil disputaria (e a Holanda disputará) a semifinal.
.
Aos vilões, então. Primeiro o Dunga. O treinador peitou imprensa, cortou privilégios da Globo e muita gente o aplaudiu por isso. Mas Dunga também tem fama de turrão e teimoso (sina de treinador da Seleção). Resistiu às pressões para convocar os santistas Neymar e Ganso e o outrora melhor do mundo, Ronaldinho Gaúcho. Não tenho dúvidas que será malhado como Judas, com razão ou sem razão, principalmente porque será o momento perfeito para o contra-ataque da mídia (Globo). Dunga foi chamado para dirigir o Brasil após o fracasso de 2006, quando todos os treinos da Seleção estavam lotados de torcedores, tinha jogador fora de forma e buscando prêmios individuais, o escambau.
.
A missão de Dunga era acabar com tudo isso, e foi o que ele fez: fechou o grupo (até demais), cultivou o espírito de equipe. Em 2002, Felipão também teve atrito com imprensa e torcida, resistiu às pressões para levar Romário, e voltou com a taça. Esse trunfo Dunga não terá, mas teve uma passagem relativamente vitoriosa pela Seleção, com os títulos da Copa América e da Copa das Confederações. Grandes coisas, muitos vão dizer, já que não venceu o principal: a Copa. Não venceu porque o time ficou nervoso (não só hoje!), as estrelas do time não renderam o esperado (não só hoje!).
.
Talvez Dunga seja o menos culpado, talvez ele precisasse de mais qualidade no meio-campo. Mas não, não foram as ausências de Neymar e Paulo Henrique Ganso que fizeram o Brasil ser eliminado. E que também não venham dizer que perdeu porque o time era muito fechado à torcida e à imprensa, que a concentração parecia esquema de guerra. Não me venham dizer isso, nem tudo mais que venha a se opor às "explicações científicas" para o fracasso na Copa da Alemanha. Mas vai sobrar para o Dunga, disso eu não tenho dúvidas. Se ele já guarda mágoas da "Era Dunga" desde que perdemos aquele jogo para a Argentina, nas oitavas-de-final da Copa de 1990, vai guardar mais ainda, com outro linchamento midiático.
.
E o Felipe Melo? Que o volante seria responsabilizado por um eventual fracasso na Copa, estava escrito desde a primeira convocação dele para a Seleção. Estava estampado que, caso o Brasil não fosse hexacampeão na África do Sul, a Era Dunga seria retomada na forma de Era Felipe Melo, 20 anos depois do fracasso na Copa da Itália. E a atuação dele hoje serve de prato cheio para os críticos: um gol contra e uma expulsão! E agora eu vou brincar de advogado do diabo: se o Brasil ganha o Felipe Melo é o raçudo (como o Dunga foi, redimido em 1994. Redimido, mas não perdoou as críticas de quato anos antes), como perdeu ele que é o destemperado. Nesta Copa, até o Kaká foi destemperado! Justo ele, que tem fama de bom moço! O nervosismo tomou conta deste time desde a estreia até a fatídica partida final. E o gol contra, apesar de ter sido anotado para ele (pelo menos na transmissão ao vivo, com informações da Fifa), pra mim é injustiça: a bola raspou na cabeça dele, não alterou a trajetória da bola, o Julio Cesar saiu mal e o gol foi do holandês Sneijder (que ainda marcaria o segundo gol da Laranja Mecânica).
.
Será que daqui a quatro anos, no Brasil, ele também vai dar a volta por cima como capitão da equipe campeã? Nem tanto... Não acho que ele seja todo esse vilão, mas também não vou sentir falta dele no time. Mas se acontecer, que ele não faça como sua inspiração e levante o troféu xingando os "traíras" e "filhos da puta" da vida. Agora que a Copa terminou para o Brasil, minha aposta de título fica para o vencedor da partida de amanhã, entre Alemanha e Argentina. E, por via das dúvidas, que o Mick Jagger não invente de acompanhar o Mundial do Brasil, em 2014...

O sonho do hexa foi interrompido por mais quatro anos.

2 comentários:

  1. É ridículo a caça às bruxas pós-Copa.

    Sou totalmente contra encontrar um culpado.

    O Felipe Melo não fez gol contra e também não teve culpa no segundo gol. Mas ter pisado no Robben foi uma das atitudes mais imbecis que eu já vi alguém cometer. E por isso, Felipe, a culpa maior dessa eliminação é sua. Você deveria estar em campo para ser substituído por um homem de frente e dar mais poder de fogo ao ataque.

    ResponderExcluir
  2. Por enquanto a análise mais sóbria feita por qualquer meio de comunicação.

    Forte abs a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir