quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Na beira do caos, na beira do mal. Numa piração total*

Um ex-aluno da UFV (que não sou eu) pode ir audaciosamente onde nenhum outro brasileiro jamais foi: a conquista de uma medalha de ouro no futebol, em uma Olimpíada. Ney Franco, que até então comandava o Coritiba, foi convocado pela CBF para coordenar as seleções de base e será o responsável por dirigir a Seleção Sub-20 no Campeonato Sul-Americano em janeiro de 2011, no Peru — competição que classifica quatro equipes para o Mundial da categoria, também em 2011, na Colômbia, além do principal: dá duas vagas para as Olimpíadas de Londres, em 2012.

Caso o Brasil se classifique aos Jogos Olímpicos, o comando do time no torneio será do técnico da Seleção principal, Mano Menezes, que indicou Ney Franco para o time Sub-20, e deve tê-lo como auxiliar. Com 43 pontos em 23 jogos, o Coritiba de Ney Franco é líder da Série B. A boa campanha no Coxa deixou o ex-aluno de Educação Física da UFV cotado a assumir o Cruzeiro, antes mesmo da queda do ex-treinador Adílson Batista, hoje líder do Brasileirão com o Corinthians.

Pouco antes do intervalo das séries A e B para a Copa do Mundo, Ney Franco esteve em Governador Valadares e visitou a redação do Diário do Rio Doce. A visita dele à cidade era para promover uma banda de rock, da qual o técnico é empresário, mas Ney entrou na pauta de esportes do DRD, até por ter sido treinador do Ipatinga (clube que disputa a Série B e tem sede na cidade homônima, distante cerca de 100 quilômetros de Valadares, e portanto município da Região Metropolitana da Grande Governador Valadares). Quando esteve aqui, Ney disse que foi sondado pelo Cruzeiro, mas que não aceitaria o convite, porque sua intenção era trazer o Coritiba de volta à elite nacional. E parece que ele fica no clube, até o final do ano. Digo parece porque não há nada no site oficial ainda, e o comentário extra-oficial vem do Blog do Torcedor, no portal do Globo Esporte. Mas nunca se sabe: estabilidade na profissão não é privilégio para treinador de futebol. Que o diga Dorival Júnior, que dirigia o Santos de Neymar — ou o Neymar do Santos, sei lá.

Explicação de pouca relevância. Este blog, mais uma vez jogado às moscas, não vem sendo atualizado por seus integrantes já faz tempos. De minha parte, só quero dizer que ando mais ocupado do que gostaria, graças ao período eleitoral — essa época de insanidade coletiva e generalizada que, graças a Deus, está acabando.

* Referência à clássica canção do compositor Ney Franco, sucesso lançado pelo treinador quando ainda dirigia o Botafogo. Sobre a banda que ele acompanhou aqui em Valadares: Ney deu um cd de presente ao Diego Dunga, repórter esportivo aqui do DRD, e até hoje estou curioso para pedir emprestado e ouvir.

2 comentários:

  1. Sou fã do Ney.

    Tanto que votei nele para ser meu paraninfo da formatura. Mas o vencedor foi um agrônomo, claro.

    Agora é tetra no futebol olímpico!

    ResponderExcluir
  2. O Ney é um cara de quem eu gosto. Não tem como ganhar um título em cima do Vasco num 6-3-1 sem ser um cara boa praça.

    ResponderExcluir